filme ‘do começo ao fim’

15ago10

Acabo de assistir ao filme Do Começo ao Fim, dirigido e escrito por Aluizio Abranches. O filme possui um pouco mais de 90 minutos no seu total, achei pouco tempo para o grande alvoroço que fizeram em cima do filme. Após assistir o filme inteiro percebi que o filme não atendeu às minhas grandes expectativas sobre o mesmo. O roteiro, no começo, pode parecer surpreendente e inovador, por ser a história de dois irmãos (Thomas e Francisco), de pais diferentes, que se amam e se protegem desde quando eles eram crianças. Essa história de amor teria tudo para dar um ótima longa-metragem, porém Aluizio Abranches, infelizmente, não conseguiu fazer com que esse filme superassem ou sequer atendessem as expectativas.

Só que o filme tem algumas falhas de inter-ligação e deixa algumas dúvidas a quem está assistindo ao filme. Algo que eu percebi foi que durante o filme, algumas frases que não havia nenhuma conexão com alguma parte do filme era soltada no meio da cena e deixando, assim, quem o assistia confuso (o Thomas narra a maior parte do filme).

Achei as atuações boas e algumas razoáveis. Acho que por ser um novato o João Gabriel Vasconcellos (Francisco) não fez o seu melhor filme e ficou apenas no razoável. Já o Rafael Cardoso (Thomas) conseguiu ser bem mais convincente. Julia Lemmertz e Fábio Assunção fizeram seu papel e convenceram. Achei que faltou mais emoção na maior parte dos atores. Emoção não quer dizer pegação a todo momento, você, Aluizio, forçou muito quando a cada 5 minutos do filme havia cenas explícitas de amor e sexo. Um filme com temática gay não se resume a forçar isso na cara de quem vai assistir. Está aí o filme de estreia do Tom Ford pra confirmar essa minha teoria, A Single Man.

Mas enfim, não quero comparar nenhum diretor, até porque ambos os filmes tem objetivos bem diferentes. Só dizer que foi desnecessário algumas partes do filme onde o diretor forçava demais.

Algo que eu percebi no começo do filme, algo que recebeu parte da minha atenção foi a bela trilha sonora do André Abujamra. Acho que foi apropriada e bem trabalhada nas exatas partes do filme.

O final do filme deixa muito a desejar. Uma grande falha do Aluizio Abranches foi não nos dar explicações necessárias para um bom entendimento, ele apenas joga aquilo na tela para que nós interpretemos da maneira que quiser, isso as vezes é bom, as vezes não.

Resumindo, o roteiro é fraco, tem uma boa fotografia, atuações que variam de razoáveis a boas, trilha sonora bem feita, no geral o longa é um pouco desconexo, algumas cenas foram desnecessárias, a edição não foi boa, as alocações, cenários, figurinos merecem ponto.

Nota: 6/6,5.


Anúncios


One Response to “filme ‘do começo ao fim’”

  1. 1 Gal

    Assisti hoje o filme “Do começo ao fim”, fiz download, achei o tema bastante interessante e polêmico, claro. A temática gay junto com o incesto realmente levanta a curiosidade. Na minha opinião o filme passa grande emoção, é forte sim em algumas cenas, mas nem por isso pornográfico. São cenas que precisavam ser mostradas, não dava para ficar só nas insinuações, achei belíssimas e demonstram o amor verdadeiro que existia entre os personagens. Se não me engano o filme foi baseado em história verídica. Dou nota 9,0 e os atores principais são muito talentosos e lindíssimos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: